A Varazim Teatro, entidade programadora e coordenadora do projeto que culmina com a apresentação do espetáculo Quando o Homem Lavrava o Mar, foi com esta proposta um dos vencedores do Concurso de Ideias promovido pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.
Esta iniciativa compreende a apresentação do espetáculo Quando o Homem Lavrava o Mar no Cine-Teatro Garrett, no dia 4 de Março (em duas sessões pelas 17h e pelas 22 horas), bem como a criação de uma instalação associada ao mesmo que será apresentada de 4 de Março a 4 de Abril no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim/Escola de Música e seguirá depois para apresentação em Beiriz e Argivai.
Sendo a Póvoa de Varzim uma cidade com forte tradição de gente da pesca, e uma intensa ligação ao mar - que é subsistência ainda de muitas famílias, pela pesca e também pela concessão do areal para criação de infraestruturas próprias da época balnear. É absolutamente pertinente a apresentação do espetáculo “Quando o Homem Lavrava o Mar”, bem como da criação de toda a envolvimento com a comunidade que o mesmo pressupõe.
A apresentação faz-se próximo à data em que passam 125 anos sobre o grande naufrágio de 1892 que tirou a vida a muitos pescadores desta zona. Pelo dia 27 de Fevereiro às 18h30, a Varazim Teatro fará uma evocação do naufrágio junto ao Cais da Póvoa de Varzim.
“Data imperecível, como que gravada a fogo vivo na memória poveira, só esta: 27 de Fevereiro de 1892. Quase sempre referido sem a mencionação do ano, que bem basta o dia e o mês aziago para reacender a angústia de uma tragédia que vestiu de longo e pesado luto a nossa colmeia piscatória.
Um doloroso acontecimento que foi tecendo, geração em geração, um profundo sentimento trágico e um consciente e respeitoso temor pelo Mar amado, ainda hoje presente na memória e nas vivências quotidianas dos nossos pescadores.
Evocação gerada por múltiplas reminiscências onde o tempo vivido e os testemunhos herdados e transmitidos por tradição assumem um carácter mítico, que a imaginação e a realidade confrontam e transfiguram.”
escreveria um ilustre poveiro, Manuel Lopes
Quando o Homem Lavrava o Mar é um espetáculo Musical com uma forte componente visual que pretende homenagear os pescadores portugueses. Um diálogo entre música, poesia e imagens inspirado no universo da pesca e do mar
Cruzando música original de inspiração tradicional portuguesa com sonoridades mais experimentais, utiliza instrumentos convencionais como a viola braguesa e o violino, bem como objetos sonoros ou elementos da natureza como berlindes, latas de conserva ou o som da água.
Em QHLM será o desenvolvido um processo de colaboração como a Escola de Música da Póvoa de Varzim com a participação de Ensemble Vocal, orientado pelo prof. Rui Silva e Orquestra de Cordas, orientada pela Prof. Vânia Oliveira, integrando-os em vários momentos chave do espetáculo, envolvendo assim a comunidade nas apresentações aproximando as gerações mais novas de uma profissão ancestral com uma forte tradição no nosso país e de uma forma forte e inquestionável na concelho da Póvoa de Varzim.
Algumas das canções deste espetáculo foram criadas a partir de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, dos livros Mar, Coral e Navegações.
A realização compreende a construção, com latas de conservas, das esculturas sonoras de grande dimensão, com o apoio d'A Poveira.
As imagens projetadas no espetáculo são do artista britânico James Knight-Smith, excertos de filmes de Michel Giacometti e de José Madeira e, entre estas, imagens do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.
Ficha Técnica
Gestão e implementação do projeto: Varazim Teatro
Música e Direção Artística: Fernando Mota
Poemas: Sophia de Mello Breyner Andresen
Vídeos e Imagens: Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim, Fernando Mota, James Knight-Smith, José Madeira, Michel Giacometti
Interpretação: Fernando Mota, Participação de Alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim: Emsemble Vocal orientado pelo prof. Rui Silva e Orquestra de Cordas orientado pelo prof. Vânia Oliveira.
Participação especial em video: Carla Galvão
Direcção e Operação Técnica: Nuno Borda de Água
Projeto contemplado com Apoio da União de Freguesias da Póvoa de Varzim Beiriz e Argivai ao abrigo do Concurso de Ideias promovido por esta entidade
Parceiros: Associação Pró-Música, A Poveira
Apoio Institucional ao Varazim Teatro: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
Apoio à Divulgação: A Voz da Póvoa, Mais Semanário, Póvoa Semanário, Rádio Onda Viva.
Outros Apoios: Restaurante Romero, Hotel Luso Brasileiro, Tavares e Oliveira
#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral