Varazim Teatro a sua Companhia Certa

Saltar para o conteúdo principal da página

Auto da Barca do Inferno

Nesta imagem está, à esquerda, um ator vestido com uma camisa branca, umas calças, uma t-shirt e uma boina pretas, ligeiramente curvado para escutar a atriz, à sua direita, que está vestida de diabo, com cornos na cabeça e uma vassoura na mão direita. Atrás do ator, está uma caravela vermelha sob uma luz também vermelha e atrás da atriz, está um pano branco sob uma luz azul.
Nesta imagem estão uma atriz e um ator. A atriz, vestida de diabo, encontra-se à esquerda. O ator, à sua direita, tem o cabelo grisalho amarrado num rabo de cavalo e barba. Veste uma t-shirt preta e calças castanhas até ao joelho. Tem colocada ao pescoço uma forca, que o diabo segura. Atrás da atriz, está uma caravela vermelha sob uma luz também vermelha e atrás do ator, está um pano branco sob uma luz azul. Nesta imagem estão uma atriz e um ator. A atriz, vestida de diabo, encontra-se à esquerda, olhando para o ator que se encontra à sua direita. Este tem os cabelos grisalhos soltos com uma fita preta na testa. Veste um casaco sem mangas de pêlo branco e está a conversar com o diabo. As mãos estão juntas à frente e segura uma bolsa pequena.

Informações para AgendamentoIrá abrir uma nova janela
Sinopse:

As personagens apresentam-se diante de duas figuras alegóricas, o Anjo e o Diabo, cada um comandando a sua barca, a da Glória e a do Inferno.

Os personagens esforçam-se para provar que merecem embarcar na barca do anjo, mas só alguns conseguem a dita salvação.

A corrupção, a mentira, a arrogância, a prepotência, a ganância e a avareza, por exemplo, são postas à prova na frente do espetador, que também exerce o papel de juíz.

Exaltando as virtudes humanas, a obra foi encenada através dos tempos e tem valor universal.

Mantendo a estrutura e linguagem do Auto e adaptando-o para uma estética e contextualização atual, a Varazim Teatro propõem um espetáculo em que o jogo dramático é realizado a partir da interação com o público.

Pelo espetáculo passarão os personagens, com os seus objetos simbólicos e com as suas características bem marcadas, prometendo diversão, aliada à aprendizagem e contacto com a obra deste grandioso autor português.

Ficha técnica:

Texto: Gil Vicente

Encenação: Eduardo Faria

Música original: Paulo Lemos

Interpretação: Joana Soares e Eduardo Faria

Cenário e figurinos: Joana Soares

Vozes: Joana Luna e Lídia Almeida

Coro dos cavaleiros: António Rebelo, Estêvão Calado, José Luís Sepúlvedra, José Maria Carneiro e  Maurício Carvalho

Fotografia: @anacsilva_ph

Duração: 60 minutos aproximadamente


#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral


Informações para AgendamentoIrá abrir uma nova janela

Newsletter