![](https://www.varazimteatro.org/wp-content/uploads/2021/08/100caras1-800x533.jpg)
![](https://www.varazimteatro.org/wp-content/uploads/2021/08/100caras2-800x600.jpg)
100 C@RAS
28 Set 2021 | 21:30 | Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
pela Krisálida
dur. aprox.60 min Classificação: M/12
Sinopse:
Atualmente, as crianças são “nativas digitais”, mas isso não significa que elas não precisem de orientação e apoio para tirar o melhor proveito do digital. Um grande número de crianças e jovens não compreende de forma intuitiva a sua vulnerabilidade online ou a sua responsabilidade, como a de todos os cidadãos, de respeitarem os direitos humanos na esfera digital, e em todos os contextos. As crianças e os jovens são permeáveis às opiniões e ao gosto dos outros e podem facilmente ficar inseguros e com medo daquilo que os outros possam pensar ou dizer da sua pessoa. As redes sociais são o terreno ideal para a propagação de opiniões, lançamento de histórias falsas, instigação à chacota coletiva, sobre alguém que, vendo-se assim exposta, vítima de uma humilhação pública, sem se poder defender, se sente ameaçado por um monstro sem rosto. Já não tem amigos. Sente que é o seu fim. Como podemos tornar os jovens conscientes das consequências da violência digital e ao mesmo tempo dar-lhes ferramentas para lidar com estas questões?
Estas são as premissas que nos levam a querer criar o espetáculo “100 C@ARAS”.
Para este projeto vamos partir da recolha de informação, junto de um conjunto de parceiros (APAV, No Bully Portugal, CPCJ de Caminha, Instituto politécnico de Viana do Castelo, etc.) para chegarmos a uma investigação/conhecimento profundo do assunto e, posteriormente, a partir de improvisações, chegar a um guião de trabalho.
A Intenção dramatúrgica passa pela criação de um espetáculo de Teatro Físico como ferramenta narrativa, em que o vídeo será parte integrante (com imagens pré-gravadas e transmissão em direto), onde os pensamentos, as verdades e as mentiras expressas na linguagem e simbologia das redes sociais (conversa em chat, emojis…), serão projetados. Os atores irão desdobrar-se em vários personagens, onde todos falam sobre os seus problemas e segredos. Muitas vezes os mesmos problemas e segredos, vistos e sentidos de diferentes pontos de vista.
Ficha técnica:
Direção Artística: Carla Magalhães
Encenação: Jorge Alonso
Co-criação e Interpretação: Eva Fernandes, Raquel Ribeiro, Ricardo Ribeiro, Romeu Pereira
Desenho de Luz: Rui Gonçalves
Vídeos: Luar Imagem
Assistência de Produção: Ângela Calisto
Design: Ricardo Ferreira
Comunicação: Rubina Jassat
Produção: Krisálida
Sobre a Krisálida (Caminha - PT)
A KRISÁLIDA está sediada em Caminha desde o ano 2014 com o objetivo estrutural de fomentar o interesse pela cultura em geral e pelo teatro em particular, através de uma estratégia assente na estreita relação com as comunidades locais, procurando descentralizar e democratizar o acesso ao teatro a todos. Com esse propósito, a Krisálida cria espetáculos de teatro que possam chegar a espaços não convencionais e ser apresentados nos mais diversos locais, com qualidade estética e artística e que falam sobre assuntos que nos parecem importantes e pertinentes e que nos movem como cidadãos e artistas. A companhia cria ainda espetáculos com um cariz pedagógico para circular pelas escolas, desenvolve oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos e promove uma mostra regular de teatro de marionetas, a MALUGA - Festa da Marioneta Luso Galaica. Acolhe desde 2015, no Teatro Municipal Valadares em Caminha, companhias de teatro nacionais e internacionais e desde 2017, também no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
A Krisálida é uma estrutura financiada pela DGArtes/Ministério da Cultura.
#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral