Retrópica
30 de Setembro | 21:30h | Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
por Mari Paula Dance & Performance [Brasil]
dur. aprox. 50m Classificação: M/14
Sinopse:
Retrópica é uma performance de dança antropófaga. Devora samba, bossa nova e rompe com o imaginário que defende a cultura como algo hermético.
O Brasil teve que ser redescoberto por um tratado ibérico católico que não carrega nenhum tipo de romance. Foi a nossa América quem pariu a modernidade europeia, sem embargo, empanturraram-nos de catequismo e só nos restou mamar o leite da pedra. O nosso herói é bárbaro e tem plexo de mulher, o nosso herói é a ama de leite, que, no intervalo alimentício da criança de outros, mantém cachorros sugando seu fluido, nosso sangue.
Mergulhados na fissura da nação do tropicalismo, da doença tropical, seguimos sem lenço mas com samba no pé. O matriarcado de Pindorama é um achado, ele e a tal da ginga garantem o desrecalque localista e a ressignificação de tudo aquilo que teve que morrer para que nós nascêssemos. Enquanto o neocolonialismo, o fanatismo, a intolerância, a imoralidade e o medo nos atropelam, Retrópica é mulher. É tupi, é cigano, é a dança pélvica do "vox clamantis in deserto”, é tabu sem totem. É fome, é tesão, é o puro mel que ainda escorre das veias do Equador.
Ficha técnica e artística:
Concepção, coreografia e performance: Mari Paula
Orientação coreográfica: Airton Rodrigues e Ángela Donat
Orientação dramatúrgica: Giorgia Conceição, Leonarda Glück e Ricardo Nolasco
Textos: Leonarda Glück e Luis Pablo Beauregard
Iluminação: Trio Desenho de Luz
Direção musical e Trilha sonora: Fernando de Castro
Figurinos: Mari Paula
Fotos: Cayo Vieira
Vídeo: Livea Castro Calvo
Produção e Coordenação: Jorge Schneider e Simone Bönisch - ABABTG
Realização: Funarte - Ministério da Cultura, Brasil
Este espetáculo recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna - Ministério da Cultura - Brasil.
Sobre Mari Paula Dance & Performance
Fundada pela sua diretora e coreógrafa Mari Paula (Mariana de Paula Ferreira, Brasil), atua no campo da criação cénica, da formação e da gestão, tendo a dança contemporânea e a performance como base para a elaboração de seus projetos.
Em 2017 Mari Paula recebeu o Prémio Nacional de Danza - Funarte Klauss Vianna, Brasil pelo seu trabalho ‘Retrópica’ e desde então suas criações têm sido apresentadas em importantes salas, feiras e festivais de África, Sul América e Europa.
As coproduções internacionais acompanham a empresa desde sua fundação e são características que conferem uma singularidade em sua trajetória. Ao longo dos últimos anos a empresa tem podido trabalhar com diferentes grupos, empresas e artistas, tais como: Casa Selvática (Brasil), La Machina Teatro (España), Alexandra Mabes - Sala de Máquinas (Chile), Flavia Pinheiro - DAS Choreography (Brasil y Países Bajos), Balé Cidade de Campina Grande (Brasil), Aitana Cordeiro (España), Janet Novás (España), Luz Arcas (España), Reinaldo Ribeiro (España), Rebeca García Celdrán (España), Leonarda Glück (Brasil), entre otras.
Desde 2015, os trabalhos da empresa têm recebido críticas positivas e se caracterizam pela inclusão de textos, elementos cenográficos perecíveis e/ou sintéticos, trilhas sonoras originais e/ou música ao vivo, e a construção de espaços cenográficos através do corpo e da luz. Suas obras
#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral