“Devórate”
Quarta, 27 de Setembro | 21:30h | Cine-Teatro Garret - sala principal, Póvoa de Varzim
Pela Companhia Mari Paula [Brasil/Espanha]
dur. aprox. 50m Classificação etária: M/16 - Dança Teatro | Público Adulto
Sinopse:
Esta peça foi criada para degradar-se em 450 anos sobre a Grande Porção de Lixo do Pacífico, onde o plástico engoliu o futuro. Rebotalho da humanidade, uma mulher foi transformada em proletária digital após a crise da representação. Come-se a si mesma em busca do prazer do corpo coletivo que perdeu outrora.
Ficha artística e técnica:
Direção, conceito e performance: Mari Paula
Direção de movimento: Rebeca García
Colaboração dramatúrgica e de movimento: Janet Novás, Leonarda Glück, Reinaldo Ribeiro e Ricardo Nolasco
Desenho de luz: Carlos Molina e Spacecircles
Técnico em digressão: Semy Monastier ou Carlos Molina
Desenho de som: Jaime Peña
Desenho gráfico: Torreón
Arquitectura Fotos e vídeo: Anjana Guerras
Produção executiva: Gabriel Machado
Produção artística: Giovana Lago e Águila
Produções Residências artísticas: Casa Hoffmann (Curitiba), Centro de Danza Canal e Nigredo Espacio (Madrid), Eima Creació (Mallorca) e Graner Centre de Creació de Dansa i Arts Vives (Barcelona)
Residências técnicas: Carme Teatre (Valencia), Espiral Contemporánea e Palácio dos Festivais (Santander)
Apoios: Ebanx, Fundação Cultural de Curitiba, Iberescena 2019 y Funarte - Brasil
Sobre a Companhia Mari Paula:
Mariana de Paula Ferreira (Brasil, 1984), sob o nome artístico de Mari Paula, é uma bailarina, coreógrafa e gestora cultural radicada na Cantábria, Espanha. Atualmente trabalha na área da dança, tanto na formação como na produção e gestão.
É diretora da LAS VIVAS - Plataforma Iberoamericana de Dança; presidente do Movimiento en Red (Associação de Profissionais de Dança da Cantábria, Espanha); vice-presidente da FECED Federação composta por associações de empresas profissionais de dança de Espanha e secretária do Comité Sectorial de Dança - Conselho de Cultura da Cantábria, Espanha.
Desde 2015 dedica-se à produção de dança e performance. Em 2017, recebeu o Prémio Funarte (Fundação Nacional de Artes, Brasil), entre outras nomeações e, desde então, os seus projetos têm sido representados em importantes espaços, feiras e festivais em África, América do Sul e Europa.
Criou mais de 10 produções e, ao longo da sua carreira, recebeu o apoio de instituições como o Governo da Cantábria, Fundação Santander Creativa, Câmara Municipal de Santander, Iberescena, Plataforma Iberoamericana de danza - PID, Centro Botín de Arte e Cultura, Museu Würth La Rioja, Centro Graner de Criação de Dança e Artes Cénicas, Canal Dance Center, Palácio de Festivais de Cantabria, Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, Teatro Carme, Eima Creació, Secretaria de Cultura do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba, Ministério da Cultura do Brasil, Casa Hoffmann, Centro de Residência NAVE no Chile e Ministério da Cultura, Artes e Património do Chile.
Como bailarina e autora, integrou algumas das principais companhias públicas de dança contemporânea do Brasil e foi integrante, durante nove anos, da companhia pública de dança Balé Teatro Guaíra, onde trabalhou com grandes nomes da dança contemporânea. É mestre em Estudos Latino-Americanos: Cultura e Gestão pela Universidade de Granada (Espanha), é Especialista em Arte Híbrida e Crítica de Arte pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil), Licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (Brasil) e recebeu formação em Dança Clássica e Contemporânea pelo Conservatório de Dança de São Paulo (Brasil) e pela Escola de Dança Paula Firetti (Royal Academy).
#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral