UNA
Quarta feira, 25 de setembro | 21:30h | Cine-Teatro Garrett (sala principal), Póvoa de Varzim
* Sessão com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
pela companhia "Teresa Fabião” [Porto - PT]
dur. aprox.: 55m Classificação etária: M/12
Sinopse:
UNA investiga as transformações no corpo e na identidade causadas pelo HIV. A partir de uma visão atual sobre o HIV, a UNA coloca em perspetiva questões como a discriminação, a opressão, o autocuidado e o cuidado coletivo.
UNA é uma pesquisa sobre o HIV, baseada em questões biográficas, biomédicas e sociopolíticas. Um “solo multivocal” que investiga as transformações no corpo e na identidade causadas pelo HIV. Em UNA, a história individual de Teresa Fabião expande-se através de entrevistas que a criadora fez com outros corpos positHIVos no Brasil, Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos. Gera-se assim uma perspetiva multivocal, capaz de abordar questões complexas como discriminação, opressão e a resiliência dos corpos em diálogo com estas questões.
*Como dar corpo ao invisível?
*Como falar sobre tabu?
*Como mover e desconstruir preconceitos?…
A partir de uma visão atual sobre o HIV, UNA coloca em perspetiva questões como a vulnerabilidade humana, o autocuidado e o cuidado coletivo, convidando-nos a olhar o vírus – e para a vida – a partir de um lugar de transformação.
APOIOS l Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação GDA, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, Estúdios Victor Córdon, Corpo Raiz, SHUTTLE/ CMPorto (tour), Teatro Municipal da Guarda (coprodução)
Ficha artística e técnica:
Criação e performance: Teresa Fabião
Vídeo: Luís Rosa Lopes
Sonoplastia: Cláudio Tavares
Iluminação: Célia Correia
Figurino: Patrícia Costa
Apoio dramatúrgico: Ana Rocha & Ronaldo Serruya
Colaboradores [voz-off]: Celina, Isabel, Felipe Machado, Franco Fonseca, Luca Modesti, Paolo
Gorgoni, Sónia Cardoso, Xan Marçal, Julie Dowling
Agradecimentos: Clara Trigo, Luciano Amarelo, Ana Madureira, Nerea Rubio, Helena Lobo, CRL - Central Elétrica
Sobre Teresa Fabião:
TERESA FABIÃO é bailarina, educadora, pesquisadora e artivista. Mestre em Dança, Doutora em Artes Cénicas. Especialista em Terapia de Artes Expressivas pelo Tamalpa Institute/ Califórnia.
Cofundadora do VIRAL, coletivo que aborda a arte como espaço de empoderamento e transformação do imaginário coletivo em torno do HIV/Sida.
A performance 'UNA' sobre a sua jornada como corpo positHIVo desde 2011, foi apoiada pela Fundação Gulbenkian, Fundação GDA e CAMPUS e foi co-produzida pelo TMG.
É fundadora do IMUNE, um projeto comunitário sobre o vírus como motor de transformação social, apoiado pelo Programa PARTIS&Art for Change, da Fundação Gulbenkian e da Fundação la Caixa. Em 2024, os seus projetos receberam o apoio da União Europeia e Goethe InstItute.
Teresa é a primeira mulher em Portugal a abordar o HIV no seu discurso artístico. Recebeu diversas bolsas e trabalhou/lecionou em Portugal, Brasil, Espanha, Bélgica, Itália, Colombia, Benin, Cuba, Cabo Verde e Estados Unidos. www.teresafabiao.com
#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral