Varazim Teatro a sua Companhia Certa

Saltar para o conteúdo principal da página

Trans(h)umância | Performance de rua

Ao ar livre, talvez numa praça, está, em primeiro plano, um homem de meia idade, que veste trajes tipicamente rurais, uma camisa branca, umas calças cinzentas, um chapéu. Tem também um casaco cinzento, vestindo-o apenas pela manga e pousado sobre o seu ombro direito, por cima do casaco, uma espécie de saco de sarapilheira.

Não consegue visualizar o vídeo? Por favor clique aqui.


Ao ar livre, talvez numa praça, estão seis pessoas, formando duas linhas de três, de costas voltadas. Todas vestem calças escuras e camisa branca. Seguram, à sua frente, pela altura dos ombros, os seus blazers escuros - que estão pendurados em cabides.

Trans(h)umância

Sábado, 5 de outubro | 15:30h | Rua da Junqueira - Passeio Alegre, Póvoa de Varzim

pela companhia “Kopinxas, Companhia de Teatro” [Avanca - PT]

dur. aprox.: 60m Classificação etária: Todos os públicos


Sinopse:

Entende-se por transumância o deslocamento sazonal dos rebanhos para locais que oferecem melhores condições durante determinada parte do ano. A performance é ancorada num conceito de constante procura, é um cruzamento metafórico entre as singularidades do homem e de um rebanho.

Temos um pastor e um rebanho. Os transumantes são personagens de executivos, a imagem estereotipada do indivíduo que usa fato preto e mala executiva. O pastoreio é orientado e maestrado pela personagem de um pastor.( imagem tradicional de um pastor). A performance é no seu todo um jogo simbólico que deixa em aberto diferentes leituras do mesmo objecto, as imagens criadas transportam facilmente para um universo contrastante entre o mundo rural e o mundo urbano ou para o capitalismo como forma de transumância. A performance tem um registo de deambulação com pequenos apontamentos fixos , os quais, procuram uma exploração.

Direcção artística: Ângelo Castanheira, Eduardo Dias
Criação colectiva
Elenco: Ana Freitas, Ângelo Castanheira, António Paixão, Daniel Morgado, David Valente, Eduardo Dias, João Dias
Texto: Bertold Brecht
Fotografia: Juan Manuel Zamarreño Perez
Vídeo: Miguel Estima
Produção executiva: Kopinxas, Companhia de Teatro

Sobre a Kopinxas, Companhia de Teatro:

Fizemo-nos companhia de teatro em 1999.

Desde a origem até hoje temos experimentado e experienciado diversos géneros artísticos desenvolvendo linguagens próprias e diferentes formas de comunicar.

Procuramos entregar abertamente ao espectador, palavras, emoções e identificações portadoras de realidades de conteúdo artístico.

A companhia de teatro ao longo do tempo cruzou aldeias, vilas, cidades em todo o território Português, fazendo-se representar também em Espanha, Itália e França.

Livres caminharemos.


#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral


Newsletter