Após 3 temporadas de sucesso e bom acolhimento por parte do público, o Varazim Teatro volta à cena com Metades, um espetáculo que ousa abordar o difícil tema da violência doméstica, derrubando uma parede que tantas vezes se ergue em torno dos actos que são cometidos dentro do Lar. Um espetáculo que apela ao debate, que quebra tabus, que traz o público para o centro de uma casa onde Metades da vida de Marta e Maria se vão encontrando.
Com quatro representações a Temporada Teatral, traz logo após o regresso, um espetáculo da companhia organizadora.
Fiquem por perto. Vão ao Teatro. Venham ao Teatro!
METADES
pelo Varazim Teatro
uma criação coletiva
com encenação Eduardo Faria
interpretação Joana Soares e Joana Sousa
e música original Paulo Lemos
dias 30 e 31 de Maio, 6 e 7 de Junho 2014, 22 horas
Espaço d'Mente - Póvoa de Varzim
duração: 60 minutos
Classificação etária: M/16
Sinopse:
Num espaço fechado, num tempo infinito, num dia repetido à exaustão.
Marta e Maria desafiam as horas, encontram motivos para que o dia avance.
Viajam entre o passado e um eterno presente que as aprisiona.
“A violência faz calar o pensamento. Fecha os olhos, rouba o espírito, rouba a iniciativa e bloqueia a liberdade. Antes de explodir e de semear o medo, antes que brote num coração angustiado, cresce e corrompe na sombra. Faz parte da vida íntima, dos lugares mais profundos da alma, e permanece ao longo de toda uma vida.
A violência na família é algo tantas vezes calado, abafado para lá da entrada da porta, sofrido em silêncio em nome de algo que se acredita maior, por um grito que não se chega a dar, por uma vida que nunca se chega a viver.”
Num diálogo surdo mas pleno de afeto, Marta e Maria apenas sobrevivem à sua própria história.
sobre o espetáculo:
Metades é a 39ª produção do Varazim Teatro, e retoma a linha de abordagens sobre temas incontornáveis da nossa sociedade.
Com base numa pesquisa e reflexão sobre os impulsos e motivações dos implicados na ação de violência de género, agressores e vítimas, Metades é uma viagem ao interior dessas memórias e desses personagens. Com base num trabalho de construção do texto e da cena através de improvisos sobre o tema, a trama da ação desenrola-se lentamente, assim como os dias das duas personagens femininas. É a primeira vez que o Varazim Teatro se aventura nesta técnica de criação de espetáculos, em que ator-improvisador, transforma-se também em dramaturgo e goza de uma liberdade essencial, sendo peça fulcral na criação.
Como resultado obteve-se um espetáculo surpreendente onde se trabalhou sobre a intensidade das emoções e onde o espetador é levado a usar todos os seus sentidos.
Apresentado no Espaço d’Mente, nada convencional comparado com uma sala de espetáculos, o espetador em proximidade com a cena, partilhará olhares, sons, cheiros e histórias.
info adicional e reservas: vt@varazimteatro.org | 916439009 | 912420129
Visite-nos também em:
#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral