#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral
El Deseo Macbeth
Dramaturgia: Agnieska Hernández Díaz
Direção: Julio César Ramírez
Desenho de Luz: Edgar Medina
Elenco:
Daisy Sánchez
Jorge Juan Fernández Riverón
SINOPSE
O autor desta obra enviou postais a todos os Miguéis e Ladys que encontrou na lista telefónica. E marcou encontro com todos na esquina da 23 com a Malecón, no dia tal, do mês tal. Pediu-lhes que escutassem os sons de Havana à noite. E perguntou se Havana é, ou não, um lugar perigoso. O autor não sabia muito bem o que fazer com tanta gente ali, na 23 com a Malecón. Pelo que explicou a todos que tinha ficado cansado da dramaturgia bem feita, da história contada de fio a pavio… E partilhou as suas teorias sobre Lady e Macbeth, os crimes de Lady e Macbeth, e as vítimas e os homicidas das sociedades contemporâneas, e as coisas que considera serem crimes nas sociedades contemporâneas, e os assassinos que escapam sempre nas sociedades contemporâneas…O autor e os casais foram falando e trabalhando… Até que, finalmente, ficaram uma Lady e um Macbeth para realizar esta obra.
Então, Macbeth entra pela direita, dizendo este solilóquio: não vivemos, não amamos, não morremos, dentro de uma redoma de vidro. Lady entra pela esquerda, cantando um hino.
É o teatro documental, nas suas variantes de veracidade histórica, simulação da historicidade, verdade fragmentada, convivência dos conceitos de realidade e representação dessa realidade, falso documentário, documentário errôneo da realidade, testemunho, observação participante, investigação da historicidade contemporânea, deformação da (presente) realidade nos cruzamentos com a ficção/autoficção.
É o teatro documental como ponto de fuga da ficção.
É o teatro documental para apoiar uma festa cénica que só poderá completar-se quando esta dramaturgia se tornar pública.
The show must go on…!!!!